Clareamento

Clareamento é uma maneira rápida e fácil para iluminar o seu sorriso.

Usamos um sistema de clareamento para você levar para casa. O sistema requer fabricação de moldeiras personalizadas feitas a partir do modelo de seus dentes. O agente de clareamento é o peróxido de carbamida. Caso você queira um efeito mais rápido, pode associar a este sistema caseiro a técnica realizada no consultório. Consiste na utilização de um gel mais concentrado, que só pode ser aplicado com a supervisão do cirurgião dentista. A associação de sistemas promove um resultado mais rápido e eficaz.

A técnica com géis mais concentrados pode ser contra-indicada aos pacientes que apresentam sensibilidade dentinária moderada ou severa. Seu dentista deverá realizar seu exame clínico para escolher a melhor técnica que se adapta a você. 

Medicina Periodontal

Medicina periodontal ou periodontia médica pode ser definida como sendo a soma de eventos imunopatológicos  ou microbiológicos que não só atingem os tecidos periodontais, mas também comprometem a saúde geral.

O termo Medicina Periodontal , segundo “Willians, Offenbacher (2000)”, corresponde a uma ampla definição atribuída a um campo emergente da periodontia, que tenta correlacionar a doença periodontal ao quadro sistêmicos e entender como um pode afetar ao outro.

E de conhecimento que alguns fatores como Estress, fumo, carências vitamínicas, diabetes mellitus, determinados medicamentos, alterações hormonais, anormalidades genéticas, deficiências nos neutrófilos, infecções pelo HIV, entre outros podem potencializar o risco para desenvolvimento da doença periodontal. “Toledo, Rossa Jr. (1999)”.  

Plástica gengival

A cirurgia plástica gengival é uma opção para as pessoas que não estão satisfeitas com seu sorriso e também com o formato e o tamanho de sua gengiva a qual influencia direta ou indiretamente na harmonia de toda a boca. A estética gengival interage diretamente no sorriso através de sua harmonia com os dentes e a cor da gengiva inserida.

Esse procedimento é bem simples e o paciente só precisa fazer exames de rotina como a documentação radiográfica. O ato operatório costuma ser bastante tranquilo e indolor, desta forma o paciente que tem condição gengival favorável para o planejamento, desenvolvimento e execução do procedimento estético, poderá assim realizar o enxerto ou a remodelação gengival dando desta forma mais harmonia para o sorriso naturaldo paciente.

Tratamento da halitose

O termo Halitose vem do latim, onde a palavra halitos significa “ar expirado” e o sufixo osis, uma alteração patológica.

Halitose é uma condição anormal do hálito, onde este se altera de forma desagradável tanto para o paciente como para outras pessoas a qual se relaciona. O cheiro desagradável do hálito no ar expelido pelo pulmão é o que constitui a halitose.

No presente momento a Halitose vem despertando elevado interesse da saúde com os Médicos, Dentistas e pesquisadores, causando um grande avanço na descoberta de tratamentos e no desenvolvimento de pesquisas na área em questão.

Acreditamos que esta crescente somatória de esforços para a solução do problema Halitose, se torne cada vez mais significativa e desta forma melhorando os recursos para seu tratamento. Esperamos que a compreensão no assunto só cresça e melhore a qualidade de vida dos pacientes patológicos e da população em geral.

Endodontia – Tratamento de Canal

Área da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa dental e periápice. Talvez seja a área da Odontologia que mais se desenvolveu nos últimos anos. Atualmente o tratamento de canal é geralmente indolor.

Quando tratar o canal? – Quando a camada mais interna do dente (polpa dental) é infecctada por bactérias vindas de uma lesão de cárie ou pelas rachaduras promovidas por um trauma. Duas situações podem acontecer quando a polpa se torna infectada. Ou o nervo morre sem dor, ou o nervo inflama antes de morrer causando sintomas graves, como dor latejante, extrema sensibilidade ao frio e calor. Caso a inflamação esteja mais profunda pode gerar inchaço ou drenagem pela gengiva (fístula).

Como isso é feito? – Primeiro realizamos um acesso para se ter contato com o tecido interno morto ou inflamado. Depois o tecido mole é retirado juntamente com uma camada de tecido duro infectado com pequenos instrumentos que raspam e cortam a dentina. Após a limpeza e desinfecção, os canais são então preenchidos com um material flexível a base de borracha a fim de promover o selamento interno e dificultar que os fluidos e bactérias invadam novamente o sistema de canais. Nos casos de infecções persistentes se faz necessário uso de curativos de demora entre sessões para controle da infecção.

Por que preciso de uma coroa depois de um tratamento de canal? – Na maioria das situações que se faz necessário o tratamento de canal o dente já chega com uma grande destruição de sua estrutura. E durante a terapia pode ser necessário desgastar ainda mais um pouco para se ter acesso aos tecidos inflamados e infectados. Desta forma, o dente torna-se enfraquecido com tendência a fratura. Não vale a pena investir em tratamento de canal sem também investir em uma coroa para proteger o dente e dar maior longevidade ao tratamento. Além disse, uma restauração com selamento eficiente diminui os riscos de infiltração e nova contaminação dos canais. Alguns dentes podem não necessitar de uma coroa imediatamente. No entanto, pode ser necessário mais tarde, devido à possibilidade de descoloração que ocorre quando um dente morre.

Será que vai doer?  Talvez seja a área da Odontologia que mais se desenvolveu nos últimos anos. Atualmente o tratamento de canal é   geralmente indolor. Ocasionalmente, se há uma grande área de infecção, é difícil obter a completa dessensibilização do nervo devido a uma reação que ocorre entre o anestésico e os fluidos da infecção. Para diminuir esta possibilidade, nossa clínica dispõe de anestésicos com moléculas reduzidas que são mais eficientes nesta situação.

Após o tratamento de canal o dente vai escurecer? 

Veja no vídeo uma uma ilustração que descreve sucintamente os procedimentos realizados durante a maioria dos tratamentos de canal 

Periodontia

 A área da saúde, que cada vez mais, tem encontrado a sua frente a necessidade de uma mudança: não se deve mais enxergar o indivíduo em partes, e sim como um todo.

Nós últimos anos, a compreensão dos fatores envolvidos na doença periodontal deu até mesmo, origem a um novo termo, Medicina Periodontal, também chamada de periodontia médica. Esses conhecimentos mostram que a doença periodontal rompe as fronteiras da odontologia, tendo assim uma grande relevância a que se refere no planejamento e execução do tratamento periodontal.

A periodontite não pode ser vista somente como um problema que acomete os tecidos de sustentação dentária por apresentar, por muitas vezes, relações diretas e bidirecionais com outras doenças sistêmicas da área médica.

Prótese Dentária

Prótese Dentária é a especialidade da odontologia dedicada na restauração das funções mastigatória, estética e fonética, através de próteses dentárias fixas ou móveis.

As coroas ou blocos são utilizados para cobrir inteiramente ou somente uma parte de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência, o formato ou o alinhamento dos dentes no arco.